A escola para o jovem é um território que acolhe tudo e onde eles se sentem à vontade para exercitar suas vivências e convivências. É nesse território em que se dão encontros e relações, que o jovem questiona valores e começa a construir seu projeto de vida.
Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como posso me preparar para realizar meu projeto de vida? No ensino médio, é a escola, quando geradora de questionamentos, pensamentos, sentimentos e ações, que ajuda o adolescente a chegar a essas questões e a buscar suas próprias respostas.
Como uma obra em construção, a adolescência acontece no indivíduo principalmente no terreno da escola, onde o jovem passa boa parte de seu dia fora de casa. Há quem compare o processo individual àquele que se dá na coletividade contemporânea.
O adolescente passa por uma redefinição da imagem corporal assim como são redefinidas as configurações urbanas e as fronteiras territoriais. Ele está se individualizando, rompendo vínculos e buscando autonomia, em um processo similar ao da descolonização, quando uma comunidade rompe com a metrópole para obter sua independência política e econômica.
O adolescente também está na fase de comparar valores para estabelecer seu próprio código de ética, enquanto a humanidade coloca o foco nos códigos internacionais para nortear a vida no planeta e os direitos individuais e coletivos.
Na adolescência, o jovem busca identificação e segurança em grupos de iguais, assim como fazem os países ao criar blocos regionais no cenário internacional. E os garotos e garotas criticam as crenças dos pais, enquanto as comunidades modernas questionam ideologias e dogmas da velha ordem mundial.
Partilhando projetos
Todos esses movimentos e transformações são vividos pelo filho ou filha adolescente ao lado dos professores, veículos de novos valores para comparar com os trazidos de casa, e dos colegas, que se tornam a referência campeã nessa fase da vida.
Desse universo, o jovem obtém o conjunto de conhecimentos que interessa: os pedagógicos e os aprendizados que não estão no currículo - é isso precisamente que a escola representa para ele, como aponta uma outra pesquisa realizada em 2006, na Universidade Federal do Pará, com 725 estudantes de seis escolas de ensino médio da rede pública. Para os adolescentes, a escola é o principal espaço de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura.
Monitoria dos pais
A família, claro, continua eterna referência, mas é o tempo de acompanhar tudo com um novo desafio: de perto, mas dos bastidores. Significa auxiliar o filho na compreensão do significado desse novo estágio de vida, dos desafios propostos, das alternativas possíveis frente às novas exigências.
Não cabe e não é responsabilidade dos pais fazer pelo filho, mas instigá-lo a enfrentar as situações, a descobrir suas potencialidades.
No início do ensino médio, esse acompanhamento tende a ser mais próximo, mas no segundo e principalmente no terceiro ano ele deve funcionar muito mais como uma monitoria, para o jovem perceber a preocupação da família, a possibilidade de ter a quem recorrer caso seja necessário, mas também adquirir confiança e autonomia para enfrentar a vida adulta.
Manter essa referência é importante, pois no estágio posterior, a universidade, não existe ou pouco existe a possibilidade de os pais acompanharem o que acontece. Se o diálogo, a troca de idéias e projetos, foi construído durante o ensino médio, a distância na relação familiar será menor, diminuindo a chance de conflitos.
E a Internet, palco global de encontro, conhecimentos e relações, não esvazia o papel da escola na formação e educação do adolescente? Não, muito pelo contrário. Com o advento da comunicação via MSN, orkut e outras formas virtuais, o papel dessa referência se aprofunda. Porque na escola as relações são "concretas", face a face!
É nesse ambiente que seu filho aprende a se virar de verdade para resolver problemas com independência, checando e ampliando o conhecimento, ouvindo, negociando, cedendo, participando, cooperando, perseverando, respeitando. Aprende a ser solidário e consciente de seus direitos, deveres e responsabilidades. Em outras palavras: ganha a chance de tornar-se um cidadão do futuro.
Fonte: Patrícia Mortara, psicóloga e professora
O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir usando este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
Devemos analisar, nos conscientizar e realizar medidas práticas, pois
como sabemos, grande parte das fontes de água estão sendo contaminadas,
poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. O que mais
preocupa é que o problema poderá acarretar no futuro a falta da água
para o consumo de grande parte da população mundial.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
Dicas de uso racional da água
A água doce é um recurso finito do Planeta Terra, use racionalmente e evite qualquer desperdício:
Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxágüe.
Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas, evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira, fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários e conserte imediatamente os vazamentos e fugas de água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.
fonte: Bem Estar
A Terra é realmente redonda? Desde 500 a.C., já existiam explicações sobre o formato esférico do nosso planeta.
No ano 500 a.C., a ideia do formato esférico da Terra já era aceita como verdade pelos filósofos gregos. A proposta de um planeta circular surgiu de simples observações cotidianas.
Os estudiosos da época notaram, por exemplo, que, dependendo da localidade de um indivíduo, ele veria o mesmo grupo de estrelas em posições diferentes. Além disso, ao observarem a aproximação de navios no horizonte, eles perceberam que, primeiro, enxergavam-se os mastros e, depois, via-se a embarcação por completo. A análise de situações como essas permitiu que esses filósofos concluíssem que a Terra deveria ser arredondada.
Atualmente, mesmo depois das contribuições de físicos brilhantes como Isaac Newton e Johannes Kepler, existem discussões acaloradas a respeito do real formato da Terra. Atuando principalmente nas redes sociais, os chamados terraplanistas difundem a ideia de que nosso planeta seria, na realidade, plano.
Segundo essa ideia, a Terra possuiria um formato de disco, com a atmosfera formando uma espécie de domo (cúpula). A Lua e o Sol, que não teriam os tamanhos estimados pela Ciência atual, mover-se-iam nesse domo. Ainda conforme esse modelo terraplanista, a Antártica comporia a borda do disco, o que explicaria, segundo eles, essa ser uma região tão protegida no planeta. Observe na imagem abaixo um esquema dessa teoria dos terraplanistas:
A Terra é redonda!
Existem inúmeras evidências do formato esférico da Terra. A seguir, descrevemos alguns fatos mais simples que demonstram isso.
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1) As grandes navegações
No século XVI, Fernão de Magalhães executou a primeira circum-navegação que foi bem-sucedida. Ao seguirem sempre na mesma direção, os navios, após determinado tempo, voltavam ao ponto inicial da viagem, evidenciando o formato circular do planeta.
2) Os fusos horários
Em um sistema plano, todos os habitantes do planeta deveriam ser iluminados ao mesmo tempo pelo Sol, mas não é isso o que acontece. Por causa do formato esférico do nosso planeta e do movimento de rotação, a luz do Sol brilha em lugares distintos em horários específicos. Assim, enquanto em uma extremidade da Terra é noite, na outra, é dia, e isso só pode acontecer em um sistema circular.
3) Explorações do espaço
O lançamento de satélites, o movimento da Estação Espacial Internacional, as idas do homem ao espaço, iniciadas em 1961 com Yuri Gagarin, e as inúmeras imagens e vídeos, até mesmo em tempo real, apresentam a clara evidência de um planeta em formato de esfera.
Exige-se, portanto, um esforço muito maior para explicar o formato plano que o arredondado, pois tal afirmação quebraria vários princípios científicos já entendidos e explicados há séculos. As poucas evidências, expostas anteriormente, demonstram a realidade de um planeta em formato esférico, achatado nos polos e que se move ao redor de uma pequena estrela.
fonte: Joab Silas da Silva Júnior
Os aspectos culturais da Globalização remetem aos efeitos do processo de mundialização do capitalismo no modo de funcionamento das sociedades e suas tradições
O processo de globalização permitiu a rápida conexão entre as diferentes localidades do planeta, mesmo as mais distantes entre si. De certo modo, isso interferiu e dinamizou também a proliferação das tradições e tendências cotidianas dos diferentes lugares, naquilo que ficou conhecido como globalização cultural. Mas, afinal, quais seriam os reais aspectos culturais da globalização?
Ao estudarmos os aspectos culturais da Globalização, observarmos a ampliação das relações entre o local e o global ou entre o regional e o mundial por meio do amplo fluxo de informações. Nesse sentido, é possível perceber, mesmo em nosso cotidiano, o quanto as culturas passaram a se mesclar internacionalmente e, ao mesmo tempo, preservarem-se e reproduzirem-se localmente.
Um exemplo claro é a assimilação de valores morais e culturais europeus e norte-americanos em nossa sociedade, que nos influenciam desde os tempos coloniais e persistem ainda nos dias atuais por meio dos meios de comunicação. Aspectos culturais de outros países também podem ser vistos de maneira atuante em nossa sociedade, a exemplo dos animes (desenhos japoneses característicos) e outros.
No entanto, é preciso observar que essa relação não se estabeleceu, ao longo da história, como uma mera interação, o que levanta muitas críticas à construção histórica do sistema capitalista e ao próprio processo de globalização em si. De acordo com diversas análises, o que ocorreu foi um processo de hegemonização ou “colonização do mundo da vida” – como diz Enrique Dussel em sua obra 1492: o Encobrimento do Outro –, no sentido de que os modos culturais eurocêntricos foram definitivamente impostos sobre os demais povos.
Embora a globalização da cultura tenha contribuído para essa hegemonia, muitos valores regionais mantiveram-se, ao passo que outros se reinventaram. Alguns, mesmo considerados oprimidos ou violentados pelo processo de dominação política, colonial e imperialista, mantiveram-se em um processo de resistência e até conseguiram reproduzir-se em outros territórios. Um exemplo disso é a existência de hábitos, princípios e até padrões culinários e religiosos de origem africana no Brasil, fruto da diáspora dos povos de várias etnias desse continente para o país.
De todo modo, vivemos em nossa sociedade um produto direto ou indireto do processo de globalização cultural. Podemos consumir produtos de culinária estritamente regionais, por exemplo, ao mesmo tempo em que assistimos a compilações oriundas de outros países e consumimos produtos fabricados por empresas multinacionais. O principal entre os aspectos culturais da globalização é a complexidade entre o local e o global em que se estruturam as diferentes sociedades do planeta.
fonte: Rodolfo F. Alves Pena
Não gaste além do necessário, tenha cuidados com vazamentos, sabendo poupar não vai faltar.
1) A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?
O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa-d`água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa-d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma comparação com aquela que está chegando no cavalete, antes de acionar o SAAE.
2) Minha filha tomou água da torneira e ficou com dor de barriga e diarréia. É mesmo por causa da água?
Não. A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. É mais provável que outras coisas que ela tenha comido possam tê-la deixado doente, ou pode ter adquirido alguma doença transmitida pelo ar. Além do mais, os copos e os vasilhames para depositar água precisam estar sempre limpos. Hábitos de higiene, como lavagem das mãos com sabonete antes de desocupar os banheiros, corte e limpeza das unhas, evitar levar as mãos sujas à boca, acondicionamento do lixo doméstico em recipientes bem vedados são indispensáveis para se evitar doenças.
3) As águas de poço e as águas de mina podem ser consideradas potáveis?
Depende de suas localizações. Em áreas urbanas, as águas de poço e de mina podem estar contaminadas por poluentes presentes no solo. Embora possam ter aparência límpida e cristalina, geralmente contêm microorganismos não visíveis a olho nu, que podem causar doenças.
4) Como se pode potabilizar uma água de poço ou de mina?
Caso as análises laboratoriais indiquem, nas águas de poço e de mina, presença de microorganismos, é necessário fervê-las ou desenfeitá-las através da cloração caseira. A cloração caseira é feita através da aplicação do hipoclorito de sódio ou de água sanitária (produto comercialmente conhecido como Cândida, Qboa, Água de lavadeira). Esta medida só é eficiente para pequenas contaminações. No uso do produto comercial, vendido na concentração 2%, deve-se pingar 3 gotas em cada litro de água e esperar 30 minutos para usá-la. Entretanto, quando os resultados dos exames laboratoriais da água do poço ou da mina indicarem uma reprovação quanto aos aspectos físicos e químicos (cor, concentração excessiva de substâncias dissolvidas etc.) não há como potabilizá-la no âmbito doméstico. Essa água não deve ser utilizada para beber e fazer alimentos.
5) Por que, às vezes, a água da minha casa sai esbranquiçada da torneira?
Muita gente relaciona a coloração esbranquiçada da água com a dosagem adicional de cloro. A água esbranquiçada é motivada pela presença de microbolhas resultantes da pressão da água na tubulação, no instante da abertura da torneira. Se você deixar essa água num copo por um ou dois minutos, ela volta a ficar incolor e transparente.
6) Por que, às vezes, na minha casa a água chega barrenta ou com coloração amarelada ou marrom?
Durante os reparos das redes, a tubulação seca, após a conclusão do reparo, incrustações na parede da tubulação, desprende-se deixando a água amarelada ou marrom. Em tais situações o SAAE sempre mantém as descargas de rua abertas acelerando a lavagem das redes, até se constatar a clarificação da água. De qualquer forma, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população. Alertamos que esta ocorrência é puramente de coloração momentânea da agua, não afetando sua qualidade fisico-quimica e bacteriologica.Perdurando a situação, entre em contato com o SAAE pelos telefones 3262 6333 ou 0800 7702195 (Plantão de Emergência).
7) O filtro caseiro é necessário?
O SAAE sugere que sejam utilizados. Entretanto, primeiramente, deve-se esclarecer que os filtros caseiros não são suficientes para adequar a água aos Padrões de Potabilidade estabelecidos pela legislação. Isto quer dizer que somente devem ser utilizados para águas já potabilizadas (já tratadas) pelo SAAE. Também não são totalmente confiáveis na "limpeza" da água quando proveniente de caixas d`água domiciliares mal conservadas. Quando utilizados, os filtros devem ser mantidos e operados de acordo com as orientações dos fabricantes. Nos casos das velas, não utilizar materiais abrasivos (ásperos) e nem mesmo açúcar, que é usualmente aplicado, nas limpezas periódicas. A utilização destes materiais danifica as velas. Recomenda-se a limpeza periódica com água tratada corrente e a substituição das mesmas com freqüência.
8) Pode acontecer de faltar água em minha residência?
Eventualmente. Constatado falta de água em sua residência. Verifique se o registro de entrada de sua residência não está fechado. Se não estiver, entre em contato com o SAAE pelo telefone 0800 77 02195 (Plantão de Emergência).
Pode eventualmente ocorrer problemas de manutenção na região de sua residencia, necessitando de interrupção do fornecimento.
9) Como eu posso verificar sozinho se há algum vazamento de água em minha residência?
À noite, quando todos forem dormir, o último que usar a água deve aguardar uns 15 minutos para encher a caixa d'água.
Em seguida, vá até o hidrômetro e faça uma leitura anotando os números pretos e vermelhos, deixando o registro do cavalete aberto.
A partir daí, não abra mais nenhuma torneira e nem puxe a descarga do banheiro.
De manhã, antes de usar a água, volte novamente ao hidrômetro e faça uma nova leitura.
As leituras têm de ser exatamente iguais. Caso contrário, são fortes os indícios de que haja vazamento.
Detectado o vazamento, entre em contato com um encanador de confiança para saná-lo.
Entre em contato com o SAAE para informar a ocorrência.
Caso não haja vazamento, procure fazer uma leitura diária para acompanhar o seu consumo. Dessa forma é possível comparar diariamente o quanto foi gasto, analisando os dias de limpeza geral (faxina) ou lavagem de roupas com os outros dias, fazendo uma estimativa do consumo.
Se o consumo continuar entre em contato com o SAAE até a data do vencimento da conta.
Graças ao movimento de rotação e ao formato esférico da Terra, o sol não incide em todos os lados do nosso planeta ao mesmo tempo, de forma que, enquanto de um lado é dia, do outro é noite. Por isso, existem as diferenças das horas. Com o intuito de organizar e padronizar o horário nas diversas partes do globo terrestre, foram criados os fusos horários.
Fusos horários são divisões da Terra elaboradas pelo homem para definir os diferentes horários nas mais diversas partes do mundo. Foram criados em 1884, durante a Conferência de Washington, em uma reunião que reuniu 25 países, dentre eles, o Brasil.
Nessa conferência, ficou definido que o marco inicial da Terra, ou seja, o ponto de partida para a contagem dos fusos horários seria o Meridiano de Greenwich, com 0º graus de longitude. Dessa forma, a 7,5º à esquerda e a 7,5º graus à direita, forma-se o fuso 0 GMT.
Definiu-se também que os fusos iriam ser contados a cada 15º de longitude, de forma que a Terra seria dividida em 24 fusos diferentes e que cada um deles representaria uma hora.
Apesar dessa preocupação em organizar os fusos conforme os meridianos, os países teriam a liberdade para adotar e distribuir livremente os fusos pelo seu território. Dessa forma, é possível observar que os fusos horários adotados pelos países obedecem aos limites políticos entre os países ou entre províncias e estados, trata-se da hora legal, que é a hora oficial adotada pelo governo de cada país.
Alguns países, em virtude de sua longa extensão territorial leste-oeste, apresentam vários fusos, como é o caso da Rússia, que conta com 11 horários diferentes em seu território. O Brasil, por sua vez, apresenta três fusos distintos.
Outros países resolvem adaptar a sua hora legal de acordo com a dinâmica de sua economia e os seus interesses políticos. Um exemplo é o da Argentina, que contendo a maior parte de seu território no fuso de -4GMT, adota o fuso -3GMT, o mesmo do horário de Brasília.
A compreensão sobre os fusos horários tornou-se muito importante nos dias atuais, marcados pelo advento da Globalização, da ampliação e melhorias nos sistemas de transporte e comunicação, além da intensificação das interligações e relações de interdependência entre as diversas partes do mundo.
Por: Rodolfo F. Alves Pena
O GPS (Global Positioning System) é um sofisticado instrumento de posicionamento que utiliza a emissão de sinais de rádio codificados por satélites colocados em órbita ao redor da Terra.
Tal sistema, que custou 10 bilhões de dólares, foi desenvolvido e é controlado até hoje pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O sistema do GPS é dotado de 27 satélites (24 em operação e 3 extras, caso haja falha nos outros) dispostos a uma distância de 20.000km de altitude que emitem ondas sonoras duas vezes por dia.
Cada satélite é dotado de relógios atômicos, difundindo de forma precisa, além da localização de algo na superfície terrestre, a hora exata daquele momento. Isso é muito útil para a comunidade científica, pois em algumas experiências, é extremamente necessário um relógio altamente preciso, visto que até mesmo um micro-segundo (0,000001 segundo) pode ser significativo em um contexto específico.
Para determinar o exato posicionamento de algo, o GPS localiza 4 ou mais satélites e determina a distância entre cada um deles com o ponto a ser localizado, para assim, deduzir a posição correta, informando a latitude, longitude e altitude daquele ponto.
O GPS é amplamente utilizado na aviação geral e navegação marítima. Também é muito usado por guardas florestais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, ou qualquer pessoa que queira saber sua exata localização. Atualmente, com US$ 100 é possível comprar um GPS, além do mais, o serviço em si é gratuito. O sistema também está cada vez mais presente em automóveis.
fonte: Tiago Dantas
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Quando computadores foram ligados à linha telefônica, a integração entre as duas tecnologias tinha como objetivo inicial ampliar a comunicação entre instituições de pesquisas, universidades e comandos militares no período da Guerra Fria.
A partir desse período a internet passou por várias etapas de evoluções e aperfeiçoamento que a tornou cada vez mais sofisticada e dinâmica. Com a utilização desse meio de comunicação é possível adquirir informações sobre qualquer país e qualquer assunto.
A internet veio para somar no processo de globalização, esse instrumento parece que diminuiu as dimensões do mundo, tornando-o menor.
A seguir algumas das utilizações da internet em diferentes seguimentos das sociedades.
- Possibilita acesso a uma grande quantidade de informações, em diferentes níveis de ensino e conteúdo, através desse mecanismo é possível realizar pesquisas e coletar informações, imagens, dados e muitos outros.
- Os turistas podem acessar e coletar informações e observar imagens de lugares que poderão ser visitados em qualquer localidade do planeta, sem contar a possibilidade de realizar reservas em hotéis, programação de roteiros etc.
- Milhões de pessoas se relacionam em salas de bate-papo, esse tipo de relação ocorre em nível regional, nacional e internacional.
- As empresas colocam na rede uma série de produtos à venda que oferecem facilidades para serem adquiridas, dessa forma, o usuário tem a comodidade de realizar compras sem sair de casa. Através da internet é possível comprar tudo, como por exemplo, CDs, livros, roupas, suprimentos de informática, eletroeletrônicos e muitos outros objetos.
- Na internet encontra-se também muita diversão e lazer como jogos, músicas, vídeos, jornais e diversas outras opções.
- O correio eletrônico é outro serviço disponível na internet de grande aceitação, pois possibilita a troca de informações, correspondências por meio de mensagens, essas são usadas por pessoas e empresas.
- Uma das últimas novidades são as conferências que proporcionam interação entre indivíduos separados a milhares de quilômetros, através de câmeras as imagens simultâneas do evento são difundidas. Já ocorre até cirurgia via internet.
Essas são algumas das utilizações desse importante instrumento de telecomunicação que revolucionou o seguimento e constantemente tem se expandido.
fonte: Eduardo de Freitas
Para a antropologia, cultura é uma rede de significados que dá sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade.
É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?
Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.
Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.
fonte: PreParaEnem
magnífico arco Durdle Door na Costa Jurássica
Se quiser ver de perto um cenário dos romances de Jane Austen, as costas de Dorset e East Devon são o lugar perfeito – também conhecida como a Costa Jurássica. A imensa extensão à beira-mar consiste em impressionantes formações rochosas, praias cobertas de fósseis de dinossauros primitivos, baías tranquilas, muito verde e vilarejos românticos.
Uma das atrações naturais mais famosas é o arco de calcário Durdle Door. As camadas das pedras são quase verticais saindo do mar, fazendo dele uma maravilha da geologia.
E que tal um souvenir único? Saia em uma caça aos fósseis na praia de Charmouth e leve pra casa o pedacinho de história natural que encontrar.
De tão lindo, o fiorde de Næry beira o mágico e irreal
Os fiordes do oeste da Noruega são considerados alguns dos lugares mais únicos do planeta, e quem os visita tem mesmo a visão questionada, de tão surreal que tamanha beleza lhes parece.
A nordeste de Bergen, os fiordes de Geiranger e Nærøy, estão 120km distantes um do do outro, e são dois dos maiores e mais profundos do mundo. O cenário inclui penhascos de meio quilômetro de altura mergulhados diretamente no oceano, cercados de cascastas e com águas de cor azul e esmeralda.
Faça um passeio de barco ou balsa pelos estreitos corredores e deixe-e encantar pela paisagem de beleza estonteante.
Trópicos Úmidos de Queensland, Austrália
Andando de caiaque pelos Trópicos Úmidos de Queensland é uma das mneiras de desbravar a imensa floresta tropical
Ainda que ocupem apenas 1% do território da Austrália, os Trópicos Úmidos de Queensland, com seu terreno irregular, desfiladeiros profundos, rios e cachoeiras, formam uma das florestas tropicais mais espetaculares do mundo.
Estendendo-se pela costa nordeste da Austrália, a floresta contém inúmeras plantas e espécies de animais raras, que mostram um registro completo da evolução da vida vegetal no planeta. Caminhe pelos Wet Tropics e veja mais de 90 tipos de orquídeas, ouça o som de pássaros encontrados somente lá, como o papagaio-rei australiano, ou mergulhe em uma das tantas piscinas naturais do local.
A cultura gaúcha, originária do sul do Brasil, especialmente no estado do Rio Grande do Sul, é uma das mais ricas e distintas do país. Ela é profundamente enraizada nas tradições dos pampas, uma vasta região de planícies que se estende pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A identidade gaúcha é marcada pelo orgulho em suas raízes, pela valorização das tradições e pela preservação de costumes que remontam aos tempos dos primeiros colonizadores europeus e dos povos indígenas que habitavam a região.
Um dos elementos mais emblemáticos da cultura gaúcha é o chimarrão, uma bebida feita de erva-mate que é símbolo de hospitalidade e confraternização. O ritual de tomar chimarrão é quase sagrado, e a cuia, a bomba e a erva-mate são sempre preparados com cuidado e respeito. O ato de compartilhar o chimarrão entre amigos e familiares fortalece os laços sociais e é uma expressão do espírito comunitário que permeia a cultura gaúcha.
A música e a dança também ocupam um lugar central na vida dos gaúchos. O estilo musical mais característico é a música nativista, que exalta as belezas do campo, a vida simples e os valores tradicionais. Instrumentos como o acordeão, a gaita e o violão são comuns, e as danças típicas, como o fandango e o vanerão, animam os bailes e festas populares. Esses eventos são momentos de celebração da cultura e de preservação das tradições que são passadas de geração em geração.
Outro aspecto fundamental da cultura gaúcha é a gastronomia. O churrasco é, sem dúvida, o prato mais famoso e é preparado com grande maestria pelos gaúchos. A carne é assada em fogo de chão, uma técnica que exige paciência e habilidade. Além do churrasco, pratos como o arroz carreteiro, o entrevero e o feijão tropeiro também fazem parte da culinária tradicional, refletindo a vida dos antigos tropeiros e peões que desbravaram a região.
O tradicionalismo é uma força poderosa na cultura gaúcha, e os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) desempenham um papel vital na preservação e divulgação dessas tradições. Os CTGs são espaços onde os gaúchos se reúnem para praticar danças, músicas, jogos e outras atividades culturais. Esses centros são fundamentais para a manutenção da identidade cultural gaúcha, especialmente em tempos de modernização e mudanças sociais rápidas.
Por fim, a figura do gaúcho, o homem do campo, é um símbolo de resistência e liberdade. Vestido com bombacha, botas, lenço no pescoço e chapéu, o gaúcho é retratado como um herói das pampas, alguém que vive em harmonia com a natureza e que valoriza a liberdade acima de tudo. Essa imagem, embora romantizada, continua a ser um forte referencial de identidade para os habitantes do sul do Brasil, reforçando os valores de coragem, honra e lealdade que são tão caros à cultura gaúcha.